Balbuciar e brincar favorecem a saúde mental dos bebês - Radar da Primeira Infância

Balbuciar e brincar favorecem a saúde mental dos bebês

Compartilhar

  • 2
  • 139873

Desde o período pré-natal até os primeiros anos de vida, o cérebro passa por um desenvolvimento acelerado, e o ambiente em que o bebê se desenvolve proporciona experiências capazes de moldar sua arquitetura cerebral. Por isso, as interações entre o bebê e o mundo e entre o bebê e os adultos ao seu redor são tão importantes.

“Relacionamentos, aprendizado, comportamento e saúde são todos construídos sobre essa fundação”, explica a psicoterapeuta infantil Tessa Baradon. No artigo a seguir, especialistas descrevem o conjunto de capacidades emocionais dos bebês nos primeiros anos de vida e mostram o papel dos pais e cuidadores no fortalecimento da saúde mental dos pequenos.

“Um dos princípios mais importantes no desenvolvimento saudável é essa troca. Bebezinhos tentam se comunicar balbuciando e fazendo gestos e expressões faciais. Os adultos geralmente respondem espontaneamente com o mesmo tipo de vocalização e expressividade. Proporcionar essas experiências vai reforçar seu vínculo com ele/ela e formará as bases do aprendizado e da felicidade, reforça a especialista.

Compartilhar

Deixe seu comentário

  • Márgela comentou:

    Perfeito... Adorei as orientações sobre os bebês. Tenho um príncipe de 5 meses.

  • Tatiane comentou:

    Muito interessante esse assunto sobre bebês

O Radar nas redes sociais

Iniciativa

Apoio

Iniciativa

Apoio