Cuidado na Primeira Infância afeta conquistas acadêmicas na vida adulta

Compartilhar

  • 0
  • 2535

(O conteúdo completo deste artigo está disponível somente em inglês.)

É durante os três primeiros anos de vida que são estabelecidas as fundações da arquitetura do cérebro das crianças. As primeiras experiências, especialmente a relação entre a criança e seus pais, impactam o desenvolvimento dessa arquitetura, fornecendo as bases para todo o aprendizado, comportamento e saúde futuros. O artigo a seguir mostra como o cuidado recebido pelo bebê pode influenciar seu desenvolvimento cognitivo e desempenho acadêmico na vida adulta.

De acordo com um estudo recente, o cuidado sensívelespecialmente da mãe, é o fator que mais influencia na obtenção de conquistas acadêmicas e competência social, mesmo depois dos 30 anos de idade. As crianças que receberam cuidado atencioso e sensível na primeiríssima infância alcançaram melhor pontuação em testes na adolescência e atingiram níveis mais elevados de educação na idade adulta em relação a crianças que não receberam o mesmo tipo de atenção.

Os pesquisadores definem o cuidado sensível como a capacidade de uma mãe, pai ou cuidador de ler os sinais de seu bebê e responder prontamente, sabendo distinguir se um bebê está com fome, doente, ou precisa trocar a fralda, e atender às suas necessidades de maneira adequada e amorosa.

Compartilhar

Deixe seu comentário

O Radar nas redes sociais

Iniciativa

Apoio

Iniciativa

Apoio