Entenda o que é a "escuta ativa" - Radar da Primeira Infância

Entenda o que é a “escuta ativa”

Compartilhar

  • 2
  • 121267

Abaixar-se à altura da criança, olhar nos olhos, responder atentamente às suas perguntas. Essas são algumas das práticas da “escuta ativa”, uma técnica de criação que estimula uma interação mais respeitosa entre adultos e crianças. A reportagem a seguir descreve a técnica a partir do exemplo da família do Príncipe William, do Reino Unido.

Para a psicóloga e psicoterapeuta Isabel Fuster, mais que uma técnica de conversação,essa deve ser uma postura diante da vida, uma forma de escutar e de se colocar no lugar de outras pessoas: “Por trás de seu mau comportamento se esconde uma emoção, e uma criança necessita que os pais possam identificar o que é. Se uma criança está quebrando coisas, batendo ou insultando, algo está se passando com ela: está buscando uma solução através de sua ação”. A reportagem explica ainda que a imposição de limites faz parte da escuta ativa.

Compartilhar

Deixe seu comentário

  • Else Tinoco comentou:

    Quero saber mais..que bom que vocês compartilham conosco , professores, experiências que nos ajudam a viver melhor o nosso cotidiano escolar.

  • Alcinda Maria comentou:

    Excelente conteúdo e oportuníssimo para este tempo em que vivemos!! Muito Grata!!

O Radar nas redes sociais

Iniciativa

Apoio

Iniciativa

Apoio