Resiliência: habilidade de superar adversidades

Compartilhar

  • 1
  • 7467

(O conteúdo completo deste artigo está disponível somente em inglês.)

Para algumas crianças, circunstâncias difíceis (morte de um parente, viver na pobreza ou vivenciar um desastre natural) pode afetar seu desenvolvimento. Porém, muitas crianças conseguem lidar satisfatoriamente com essas dificuldades, pois elas são resilientes. A resiliência de uma criança está fortemente associada a suas funções executivas(memória, atenção, controle da impulsividade) e seu controle cognitivo. Essas habilidades ajudam a criança a adaptar-se a mudanças em seu ambiente provocadas por um evento estressante.

O folheto a seguir apresenta algumas atitudes que pais e cuidadores podem adotar para estimular o desenvolvimento da resiliência nas crianças. O texto ressalta situações que devem ser observadas, e intervenções que podem ser feitas para auxiliar a criança a enfrentar a adversidade.

Leia mais sobre a resiliência nestes artigos (em português): Resiliência: a importância da Primeira Infância, Construindo a resiliência na Primeira Infância e Resiliência precoce e suas consequências para o desenvolvimento.

Compartilhar

Deixe seu comentário

  • Fatima Gomes comentou:

    gostei

O Radar nas redes sociais

Iniciativa

Apoio

Iniciativa

Apoio